“Você Pode Ter Uma Casa E Ser Honorabilísimo, O Importante É Ter Pago Os Impostos”
Em 1996, David Trueba estreou como diretor com A vida bacana, um video a respeito da adolescência, dirigido por Fernando Ramallo e Lúcia Jiménez. Agora, o cineasta recupera dos 2 atores e seus personagens para salientar em Quase 40, um road movie de música e conversas, como mudaram com o atravessar dos anos.
o Que têm de especial os 40? Aos quarenta neste momento não se podes discursar “ainda tenho tempo” e que se criam, e aos quarenta, ainda não se podes discursar “tudo passou” e que se consolem. Há o bastante para frente e pra trás como pra que não haja desculpas de que ainda não chegou o instante nem sequer desculpas de que não tem tempo. No filme há muito de nostalgia. O protagonista de Ramallo é nostálgico, contudo no filme recebe um certo provérbio a sua nostalgia no sentido de que a tendência a idealizar o passado, também nos faz perder a verdade.
O passado é um deslize, quase sempre, a compreensão favorável do que nós evocamos pra, em momentos de crise ou combate, expor que aquilo foi perfeito, no entanto o certo é que não o foi. A nostalgia é uma armadilha? O nosso carinho não foi perfeito, não nos comportamos da maravilha nem sequer fomos felizes 24h por dia. Certamente teve uma intensidade que nós somos incapazes de recuperar, e é isso que necessitamos regressar a desenvolver, todavia que não irá dar o passado, que nos vai oferecer o futuro. Outro exemplo. Os países devem doar-se conta de que, no momento em que chega um líder que lhes diz: “será mais uma vez grandes”, eles estão mentindo. O que está a fazer é ativar uma mola que temos e que é falso.
- Um Rudolf de Reno
- três Vida amorosa 3.1 Penny e Bernadette
- Registado em: 13 abr 2010
- Parque do Cuartillo
o video fala muito a respeito música, o Investigué muito a respeito da música e uma das coisas que percebi é que a categoria média tem muito complicado resistir. Antes se podiam vender quinze ou 20 mil discos, podiam fazer 30 actuações por ano, e sem demora isso não existe.
Existe o superéxito, desapareceu da classe média. Só pode ser Beyoncé, Damien Rice ou Adele, entretanto não uma pessoa que siga fazendo músicas para os quarenta anos, tendo tido um par de menores sucessos, porém com um público feito. Curiosamente, a categoria média bem como está em vias de desaparecimento pela nação.
o Que vai ser de nós sem a categoria média. É horrível, não podemos viver sem a categoria média. Qual você encontra que é a principal consequência isto? Pois que a classe média está em briga, desse jeito se revolta e votação cabreada.
De repente se perguntam o que está acontecendo, por que votam extremista. É o que acontece com as pessoas no momento em que você empurrá-la, que vai aos extremos. Quando escrevo ou falo dessas coisas tentativa falar às pessoas que não criam os que lhes dizem que tornaram-se fascistas ou esquerdistas nocivos. Tu sabe que o que reivindicas é a categoria média.