Villa-mausoléu De Centcelles
A Villa-mausoléu de Centcelles, está localizada no atual município de Constanti, a 7 quilômetros da cidade de Tarragona, perto do rio Francoli. É um dos monumentos romanos, conservados, mais importantes de Portugal, com uma cúpula revestida de mosaicos de excepcional valor.
As primeiras notícias sobre o sítio de Centcelles são de época medieval. A referência mais antiga é um documento do mosteiro de Ripoll do ano 888, de tempos do conde Wilfred, o que se faz referência a um recinto chamado Centumcellae apesar de a sua datação oferece lugar a incontáveis debates. Em um documento de 1151, aparece a menção a uma ecclesia de Sent Seles e em um 1554 uma bula do papa Anastácio dirigida ao arcebispo Bernardo de Tarragona, cita uma ecclesia de cemtumcellis.
pode-Se supor que a igreja, que é mencionado nos documentos medievais estava instalada pela sala da cúpula, mas não há restos de um edifício independente de ser interpretado como igreja. Também, a planta centrada não corresponde com a planimetria usual nas igrejas da época.
O nome de Centcelles continuará mencionándose ao longo da Idade Média, mas neste instante como uma pequena aldeia. No ano de 1700 são mencionados alguns pagamentos que parecem coincidir com a imagem de um friso de gesso no pé da cúpula e uma grossa camada deste instrumento a respeito do mosaico com a finalidade de protegê-lo.
- Dois Tempo e duração
- dezesseis duplos (TV3, 2003) vince e seis capítulos de 50 minutos. Sequela de Temps de ruído. Catalão
- um EE. EUA
- 3 Música pregrabada e streaming na era moderna
- Aproveitamos para lhe mostrar as ótimas ofertas de harpas hoje em dia
- 4 Efeitos especiais
- Acento em “compartilhar a versão de luxo “
No ano de 1877 alguns fragmentos de gesso começou a despencar, sondando algumas das figuras que montavam a decoração do mosaico. O ambiente foi ocupado por uma grande vila do alto império, se bem que o primeiro assentamento romano do século I a. C. Entre os séculos I e II, foi montada a amplo villa romana da qual só se conserva uma fração reduzida da planta, que consiste em um grande espaço onde se encontraram machucou romanos utilizados para o armazenamento de produtos agrícolas. No século III, foram feitas reformas e se ampliam as estruturas anteriores.
As edificações que são explícitos atualmente foram inteiramente reconstruídas no decorrer do século IV. A esta fase pertencem umas termas romanas. A villa inacabada, com uma fachada de em torno de 90 metros tinha um setor destinado a habitação, casas de banho e uma sala absidial.