Remessas E Investimento Produtiva Em Comunidades De Alta Migração Para Os EUA
A começar por Navarra Soma tem-se assinalado que “o respectivo Ábalos, que hoje louva ao governo de Chivite, citou aos deputados da UPN, que com 11 parlamentares de 50 era improvável liderar nada”. “Ele é o primeiro que domina que não se pode exercer nenhum papel de centralidade em um governo refém dos nacionalistas, os estados e os populistas”, adicionou.
Pelo contrário, desde os anos setenta houve um debate académico e político sobre o papel das remessas no desenvolvimento económico das regiões e localidades. Segundo Binford (2002), os primeiros estudos de 70 e oitenta predominou uma abordagem estruturalista, e argumentava que a emigração e das remessas elaboraravam uma série de distorções e obstáculos ao desenvolvimento regional.
- Secretaria de Planejamento Urbano e o Desenvolvimento Industrial e Local
- Mar.2010 | 23:Cinquenta e um
- 1 Pré-história e Antiguidade
- [e] (e fechada): “teva”
- 2 Eleições gerais
- 2 Vereador de Florianópolis e Senador
no fim dos anos oitenta, houve uma mudança na promessa de análise, não só da migração, mas os processos sociais em geral. A partir de uma concepção funcionalista, abundantes autores confessaram que as remessas e a migração podiam constituir uma opção preferencial para o desenvolvimento e a transformação estrutural das comunidades. Não obstante, nos últimos anos tem surgido uma visão crítica de ambas as abordagens que tenta reorientar o debate em atividade das outras condições de migração. Nossa pretenção com este serviço é colaborar para este debate, contribuindo com elementos analíticos e detalhes estatísticos que contribuam pra sustentar e validar esta localização crítica ao redor do papel das remessas no desenvolvimento regional. Dividimos o post em três seções.
Reichert (1981) classificou a esta dependência das comunidades em relação à migração e remessas como síndrome da migração. Ademais, com a emigração tendem a agudizarse as contradições sociais ao reproduzir a suporte de diferenciação social e econômica e gerarem distorções estruturais que dislocan da existência social e económica das comunidades. A este respeito, em um estudo executado em Las Animas, Zacatecas, Mines (1981) acha que as remessas tendem a ser destinados ao consumo, dificilmente ao investimento eficiente.
no desfecho dos anos oitenta, se consolida uma visão mais esperançosa das remessas que há ênfase nos seus impactos econômicos nas comunidades de origem dos migrantes. O investimento eficiente. Em diversos estudos se observa que as remessas constituem uma primordial fonte de financiamento de investimentos produtivos, sobretudo pela área rural. Entre esses estudos comprovam-se os de Durand (1994), a respeito da fabricação de calçados em São Francisco do Canto (Guanajuato), e Jones (1995), a respeito da produção de pêssego em Jerez (Zacatecas). Em ambos os casos se documenta como as remessas forneceram os fundos necessários pro desenvolvimento de indústrias práticas inseridas nos circuitos econômicos regionais.
pra além destes estudos de caso, assim como foram montados modelos econométricos que, com informações coletadas em pesquisas de âmbito supralocal, esclarecem como as remessas permitem capitalizar uma percentagem apreciável de corporações. Efeitos multiplicadores das remessas. Remessas e desigualdade social. Em resposta as abordagens estructuralistas, assinala-se que a síndrome da migração corresponde a um falso dilema. O que a emigração e das remessas são o único recurso das comunidades pra aprimorar suas condições de vida reflete a inexistência de possibilidades de emprego e oportunidades econômicas.