Mais Da Metade
eu Nunca tinha imaginado que os direitos das mulheres possam ser conquistado com pontos e vírgulas, contudo os direitos assim como avançam ou recuam com caneta e apagador. Reunião da 47ª Comissão de População e Desenvolvimento das Nações Unidas, em abril de 2014. Imagem: UNFPA.
Eu adoraria de ter relações sexuais? Cartaz da campanha ‘vinte maneiras em que o universo mudou nos últimos vinte anos’. Seu texto diz: O exercício de contraceptivos tem crescido. Mas ainda há uma espaçoso indispensabilidade, sem cobrir. Por volta de 222 milhões de mulheres não têm acesso a métodos modernos de contracepção.’ Imagem: UNDPA.
O mais bacana exemplo é a expressão aborto. Os estados combinam este substantivo com adjetivos como ‘ótimo’ e ‘seguro’, distanciado da realidade, entretanto de acordo com tuas convicções. Pros que ganharam a briga, dessa vez, se trata de ‘serviços de aborto seguro apenas onde são legais’. Uma união de frases que tem como resultância que 47.000 mulheres morram por ano devido a abortos inseguros. As mulheres realizam abortos, digam o que digam as leis.
- Pão de Pulque
- 5 Samuel Eto’o
- Quarto: 25 (1.er quarto)
- Estar pendente do excêntrico (Scholz)
- Outros: 0,sete %
- 184 O xamã (de Noah Gordon)
- Só uma apreciação: você é o maior
A diferença está em se o podem fazer, em condições seguras ou não. Algo que com várias palavras bem combinadas, poderá se tornar realidade. ‘Abortos seguros’ a secas. Para todos. Independentemente do sítio onde vivem. Para elas não é um jogo de frases, é uma charada de vida e morte.
Por outro lado, a inclusão da expressão soberania assim como apaga de uma só vez os direitos conquistados no decorrer de décadas. Não estamos citando de soberania a respeito de nossos corpos, como os territórios independentes que são. Falamos de soberania a que se acolhem os estados pra não obedecer os direitos das mulheres.
Um cheque em branco para ter o “correto soberano” de implementar, ou não, os compromissos assumidos a grau internacional, de acordo com os seus valores religiosos, éticos e culturais. Isso significa conservar leis que violam direitos básicos, como o certo a ser meninas, e não as esposas. Neste significado, não deixa de ser entusiasmado como os países formam alianças que, em outros contextos, seriam impossíveis, como é o caso do grupo árabe e a Santa Sé.
O delegado alegou não aprender por que a gente precisa de tantos direitos sexuais e reprodutivos, ele não os podes exercer e não há nenhum problema. Controvérsias à cota, não deixa de ser irônico, em razão de, precisamente, o de ter escolhido livremente viver em celibato e não se casar, não significa que de facto está a exercer seus direitos sexuais e reprodutivos.